a cultura de seo nas empresas

A Cultura de SEO nas empresas do Brasil.

Sua empresa tem a Cultura do SEO? Você sabe o que é isso?

Se você é da área de SEO e não sabe ainda o que é a Cultura de SEO, deveria começar a entender e pesquisar mais sobre o assunto e como você poderá aplicá-la no seu trabalho.

SEO falando diretamente, é conseguir otimizar o seu site para buscadores e como consequência obter mais tráfego e vendas / leads para seu negócio.

No Brasil, fazemos SEO principalmente para o Google. O famoso, aparecer nas primeiras posições / páginas do google.

Mas, você sabe o que é realmente preciso fazer para conseguir este objetivo?

Basta apenas o analista / especialista de SEO para isso?

Sinceramente, na minha visão e experiência, NÃO.

O especialista / analista de SEO não será a pessoa que irá fazer o seu site aparecer bem posicionado no google sozinho, serão as pessoas que estão trabalhando junto a ele que farão isso.

Esta é uma profissão em que não são se trabalha sozinho, seja como um analista de SEO, Especialista ou Consultor SEO. É um trabalho feito por várias mãos dentro da empresa e o papel do SEO é planejar e definir quais serão as estratégias / ações que serão necessárias para este crescimento orgânico.

E como o profissional de SEO deve fazer isso?

Ele precisa ser um evangelizador do SEO dentro da empresa. Explicar sempre onde o trabalho que está  sendo feito irá impactar no resultado orgânico.

Todos os departamentos da empresa precisam saber da importância do SEO.

Exemplo de algumas áreas que precisam entender de SEO:

Devs (back e front) – O que eles devem fazer para que o site tenha as guidelines do google corretamente, para que o trabalho não afete o ranqueamento.

Designers / UX / UI – A usabilidade do site afeta indiretamente em SEO, a forma de construção do wireframe da página deve ser passada para o SEO, para que ele diga o que será necessário desenvolver, pensando em SEO. É importante que eles entendam isso.

Redatores – Um dos principais profissionais que devemos ter ao lado do SEO, pois serão eles que irão escrever os conteúdos da empresa, e estes conteúdos precisam ser otimizados, pensados com uma estratégia que faça sentido para o crescimento orgânico do site.

Assessoria de imprensa – Eles podem conseguir bons links para o seu site. Eles precisam saber como Link Building funciona e quais são as boas práticas para o trabalho.

Entre várias outras áreas que eu poderia citar no texto.

Sabendo disso, você tem ideia de como integrar vários departamentos e fazê-los pensar em SEO como um todo na empresa?

Eu prezo sempre pelo treinamento para que isso aconteça, sempre que possível, faço um treinamento de SEO focado na área em questão e em como ela pode ajudar no crescimento orgânico.

Exemplifique ao máximo, saiba sempre onde o trabalho do profissional irá impactar, mostre os resultados que foram obtidos após as sugestões terem sido implementadas.

Além disso, acho importante o SEO estar envolvido em qualquer área da empresa, sempre entendendo e visualizando onde e como pode o trabalho influenciar em SEO.

Este é um assunto que venho abordando sempre por onde trabalho, a empresa precisa ter a cultura de SEO.

Este assunto não pode ser tratado apenas quando a empresa está em queda de tráfego.

Deve vir junto com o nascimento da mesma e não vejo isso acontecendo muito. Geralmente pedem para o SEO aumentar o tráfego quando estão em queda, ou começam  a estagnar.

SEO deve vir do início de qualquer negócio, para que ele cresça de maneira sustentável.

E o mais importante, SEO é resultado, então saiba mostrar quais resultados estão sendo conquistados com as mudanças que estão sendo feitas sempre.

A Cultura de SEO irá ajudar muito sua empresa, pense nisso sempre.

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